Veja como configurar seu relógio smartwatch passo a passo

Veja como configurar seu relógio smartwatch passo a passo

Veja como configurar seu smartwatch para aproveitar todas as funções que o relógio inteligente oferece!

Não importa se você comprou um smartwatch pelas funções de conectividade, como receber ligações e mensagens ou para ter um aliado nos cuidados de saúde e fitness — para aproveitar seu relógio ao máximo, primeiro você precisa aprender a configurá-lo.

Para quem está lidando com um relógio inteligente pela primeira vez, a tarefa pode parecer complexa, mas, não se preocupe, o artigo vai mostrar como fazer as configurações necessárias.

Embora o jeito de configurar o smartwatch possa variar um pouco conforme o modelo, a partir desta explicação geral você vai entender os passos básicos que deve seguir.

Por que é preciso configurar o smartwatch?

Talvez você pense "poxa, mas não posso apenas ligar meu relógio smartwatch e começar a usar, sem fazer nenhuma configuração?".

Na verdade, isso é até possível, porém, seria um desperdício, pois assim você deixaria de usar funções interessantes, ou seja, não aproveitaria ao máximo os recursos que o dispositivo oferece.

Sem falar que certas funções de saúde e fitness, como o contador de calorias, precisam de alguns dados para mostrar resultados mais realistas.

Além, disso, em smartwatches que não têm GPS integrado, é preciso fazer o pareamento com o celular para usar esse recurso (o relógio usa o GPS do smartphone, a partir do bluetooth).

Outro motivo é que para receber mensagens ou mesmo fazer e receber ligações, se o modelo de smartwatch permitir, é necessário realizar a configuração.

Como configurar o relógio smartwatch passo a passo

O primeiro passo para configurar o smartwatch é carregar o dispositivo. Se tiver alguma dúvida nesse ponto, veja nosso artigo completo sobre como carregar o smartwatch.

Com o relógio carregado, é hora de conectar o smartwatch ao celular e fazer a configuração.

Para isso, você deve baixar um aplicativo no smartphone. Geralmente, vem um QR Code no manual do relógio, que ao ser escaneado vai iniciar o download na loja de aplicativos.

Após instalar o aplicativo no celular, é hora de criar uma conta. Depois, é preciso fazer o pareamento do relógio com o smartphone.

A sincronização é feita a partir do bluetooth do telefone. Feito o pareamento, você deve realizar as configurações iniciais para usar o smartwatch.

Uma delas é selecionar os aplicativos que exibirão notificações no relógio. Sem aceitar as permissões, as mensagens não vão aparecer no relógio inteligente.

Muitos usuários acabam pulando esse passo, e pensam que o relógio está com defeito, por não mostrar notificações e mensagens. Então, fica a dica.

Também é importante fornecer dados como peso, altura e sexo, para os cálculos relacionados aos cuidados com a saúde, como adiantamos.

Dependendo do modelo do relógio inteligente, pelo aplicativo também é possível baixar watchfaces (imagem da tela inicial do relógio) ou mesmo definir uma imagem personalizada como plano de fundo. 

Qual aplicativo usar para configurar o smartwatch?

O aplicativo varia conforme a marca e modelo, como adiantamos. Mas é só usar o QR Code ou olhar o manual de instruções do relógio para saber qual o app correto.

Como configurar relógio celular com chip?

Alguns modelos de smartwatch têm entrada para chip próprio e funcionam de forma independente do celular, é o chamado relógio celular com chip.

Para usar esse tipo de relógio com autonomia do celular, é necessário inserir um chip de telefonia (que, em geral, não acompanha o dispositivo) com um plano de dados ativo.

Normalmente a configuração inicial do relógio celular com chip também é feita a partir de um aplicativo, com o relógio conectado ao smartphone. Entretanto, isso pode variar conforme o modelo.

 Como configurar relógio smartwatch da China?

Algumas marcas chinesas de smartwatch vêm se destacando no mercado ao oferecer smartwatches baratos de boa qualidade.

A forma de configurar um smartwatch da China é a mesma que foi descrita no tópico anterior: basicamente, se resume a baixar o aplicativo no celular, fazer o pareamento com o relógio e realizar as configurações iniciais.

Falando em marcas chinesas de smartwatch, você já deve ter ouvido falar na Xiaomi, que se destaca pelos relógios inteligentes bonitos e funcionais com ótimo custo-benefício. Aproveite e confira nossa lista comentada de melhores smartwatches Xiaomi.

Funções de um smartwatch

Confira agora as principais que um smartwatch oferece, lembrando que as funcionalidades podem variar conforme o modelo.

Notificações de aplicativos e mensagens

Com esse recurso você pode ver as mensagens que chegam no telefone direto do relógio, o que traz mais praticidade à comunicação no dia a dia.

Dependendo do modelo, é possível ler as mensagens e responder, enquanto alguns apenas mostram as notificações.

Receber, fazer e rejeitar chamadas

Os smartwatches tornaram realidade algo que no passado era coisa de filme de ficção científica: receber e realizar chamadas direto do pulso.

Mas vale lembrar que nem todos os modelos oferecem esse recurso, principalmente, fazer chamadas. 

Controle de música e da câmera do celular

O relógio smartwatch permite controlar as músicas em aplicativos como Spotify e Deezer. Além disso, o controle remoto da câmera do smartphone é super útil para tirar selfies.

Saúde e esportes

O relógio inteligente oferece diferentes recursos para ajudar a se manter saudável, como:

  • Rastreador de esportes: mostra informações sobre os treinos, como duração, frequência cardíaca, distância percorrida, etc..
  • Sensor de frequência cardíaca.
  • Contador de passos (passômetro).
  • Contador de calorias queimadas
  • Sensor de pressão arterial.
  • Monitoramento de sono.
  • Lembrete de sedentarismo.
  • Nível de oxigênio no sangue (oxímetro).

Como escolher um relógio inteligente?

Para escolher um smartwatch que atenda suas necessidades, você deve pensar no uso que vai fazer do relógio, para saber quais funções devem estar presentes.

Fatores como design, tipo de pulseira, certificação IP, GPS integrado e faixa de preço também entram como critérios de escolha.

Compre seu smartwatch com segurança e praticidade

Na iClock, você encontra diversas opções de smartwatch originais, com frete grátis para todo o Brasil e garantia de entrega, além de contar com um suporte eficiente. Aproveite e visite agora a coleção de smartwatches!